quarta-feira, 30 de setembro de 2009

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

sábado, 19 de setembro de 2009

Vôos do SBCY

Principais destinos
Aripuanã, Juara, Juína - (horários dos vôos da CRUISER em Cuiabá)
Brasília, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Presidente Prudente, Salvador, São Paulo - com conexões para os diversos destinos nacionais operados pela cia - (horários dos vôos da GOL em Cuiabá)
Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, São Paulo - com conexões para os diversos destinos operados pela cia - (horários dos vôos da OCEANAIR em Cuiabá)
Goiânia, Ji-Paraná, Ribeirão Preto, São Paulo (Guarulhos) - com conexões para os diversos destinos operados pela cia - (horários dos vôos da PASSAREDO em Cuiabá)
Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, São Paulo - com conexões para os diversos destinos nacionais e internacionais operados pela cia - (horários dos vôos da TAM em Cuiabá)
Alta Floresta, Belo Horizonte (Confins), Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Ji-Paraná, Londrina, Manaus, Maringá, Porto Velho, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Rondonópolis, Sinop, Vilhena - com conexões para os diversos destinos operados pela cia - (horários dos vôos da TRIP em Cuiabá)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Presidente da Infraero garante conclusão de obra em Cuiabá


O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, marcou uma visita nos próximos dias 1 e 2 de outubro ao Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Marechal Rondon, em Cuiabá, para conhecer o estágio das obras pessoalmente. “Quero ver as obras, ouvir meus assessores e avaliar a situação. Preciso saber de todos os detalhes para avançarmos nas demandas”, disse ele, durante reunião com a bancada do Estado do Mato Grosso, no final da tarde desta terça-feira (15/9), na sede da Empresa, em Brasília (DF).

A bancada do Estado - coordenada pela Senadora Serys Slhessarenko (PT - MT) - solicitou ao novo presidente da estatal que desse continuidade às obras de ampliação do aeroporto em virtude da capital ser uma das sedes escolhidas para receber a Copa de 2014.

-“Minha visão para Cuiabá transcende a Copa de 2014. A Infraero estará presente antes, durante e depois”, disse o presidente da estatal, reforçando que "Cuiabá é uma cidade com muito potencial e que o aeroporto não será um problema".

Ao final do encontro, Serys disse que o presidente da Infraero “foi muito acessível e está decidido. Ele é muito determinado e já marcou até data para visitar o aeroporto”, concluiu a senadora, satisfeita com o encontro.

Movimento - O número de passageiros no Aeroporto Internacional de Cuiabá no período de janeiro a dezembro de 2008 foi de 1.396 milhões e, no período de janeiro a julho de 2009, o movimento foi de 903 mil.

Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br

terça-feira, 15 de setembro de 2009

sábado, 12 de setembro de 2009

Infraero investe R$ 30,9 milhões e prepara o Aeroporto de Cuiabá para a Copa



O Aeroporto Internacional de Cuiabá/Marechal Rondon receberá R$ 30,9 milhões em investimentos para reforma do Terminal de Passageiros (TPS), além do estacionamento do aeroporto. Com as reformas, a capacidade operacional do Marechal Rondon irá aumentar de 1,5 milhão de passageiros por ano para 2,29 milhões de passageiros por ano. As melhorias do aeroporto foram apresentadas pelo diretor de Operações e diretor de Engenharia, João Márcio Jordão, e pelo assessor da Presidência da Infraero, Paulo Sérgio Ramos Pinto, ao governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, em reunião nesta quinta-feira (25/6). Entre as obras previstas estão a instalação de três pontes de embarque e a construção de um conector interno. Além disso, os balcões de check-in aumentarão em 100%, de 14 para 28. As áreas de embarque e desembarque serão readequadas para garantir maior conforto aos passageiros. O espaço físico do TPS irá de 5,4 mil m² para 18,97 mil m². Já o novo estacionamento passará a ter 480 vagas para veículos pequenos, nove para ônibus e 80 para táxis e vans. As licitações estão previstas para iniciar em setembro de 2009 e a obra tem um prazo para finalização até junho de 2013. Serão três anos e meio de trabalho no projeto que visa a qualificar operacionalmente o aeroporto de Cuiabá para a Copa de 2014. Na avaliação do diretor da Infraero, a reunião foi extremamente positiva. “Recebemos o pleito de construir um novo aeroporto e vamos avaliar. Entretanto, também vamos continuar a dar segmento ao cronograma de melhorias no Marechal Rondon”, avalia Jordão, que completa: “Houve muita receptividade no encontro”.

Projeto do novo SBCY (implantado em 2006, ainda em reforma para COPA 2014)

História do Aeroporto Internacional Marechal Rondon


A aviação em Cuiabá começa em 1939, com a inauguração do aeródromo, onde hoje é a Vila Militar, em Cuiabá. Em 1942 é criado em Cuiabá o distrito de obras do Ministério da Aeronáutica, e um novo aeroporto é planejado. Várzea Grande é escolhida para sediar esse novo aeroporto, por possuir condições de operabilidade melhores que as da capital.

Em 1949 o terreno do aeroporto é doado pelo governo estadual ao Ministério, e a pista de pousos é inaugurada em 1956. O terminal de passageiros funciona precariamente na sede do canteiro de obras até 1964, quando o novo terminal é construído. Em fevereiro de 1975, a INFRAERO assumiu a administração do aeroporto e deu início à execução de várias obras para atender as necessidades do complexo aeroportuário.

A partir de 1996, o Aeroporto Marechal Rondon se tornou internacional. Nos últimos anos, o movimento aéreo cresce mais que a capacidade de operação do aeroporto. Um novo terminal começa a ser construído em 2000, e obras de modernização no pátio de aeronaves e na pista de pouso são feitas. Em 2005, são mais de 880 mil passageiros que passam pelo terminal, enquanto que a capacidade prevista era de 580 mil.

Em 30 de Junho de 2006, é inaugurado o novo terminal, aumentando a capacidade para um milhão de passageiros por ano. Entretanto, as obras não acabaram. O antigo terminal será demolido e, no local, será feita a ampliação do novo complexo. Essa ampliação é necessária, uma vez que é esperado que o aeroporto atinja a capacidade máxima prevista ainda em 2006, com um crescimento de 10% no movimento em relação a 2005.