quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Infraero patrocinou na Bahia encontro sobre infraestrutura aeroportuária mundial


O encerramento da XVIII Assembléia Regional Anual Mundial do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe, no Complexo Costa do Sauípe, na Bahia, nesta quarta-feira (18/11), foi marcado pelo debate que discutiu as leis de privatização no futuro dos aeroportos na Região da América Latina e Caribe.

A mesa foi composta neste último dia por autoridades do setor aeroportuário e teve como mediador o assessor da Presidência e representante da Infraero na ACI, Ricardo José Rosa Rodriguez. Os palestrantes foram Barney Parella, vice presidente da Intrevistas, Earl Richards, presidente da AA da Jamaica, Respício Espírito Santo, representante da CEPTA, Jaime Daly, da Lima Airport Partners (LAP), Cyriel Kronenburg (IATA) e Celeste Venturini da Jacobs Consults. Segundo Ricardo Rosa, esse tipo de oportunidade permite o debate de temas relevantes do setor aeroportuário entre empresas importantes que atuam nesse cenário.O evento, que teve início no domingo (15/11), foi patrocinado este ano pela Infraero.

Na abertura, o presidente da Infraero Murilo Marques Barboza enfatizou a importância da cooperação internacional e a troca de informações entre gestores de aeroportos. A ACI é um importante indutor do desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária mundial. Temos que fomentar a parceria entre os aeroportos da América Latina e do Caribe, e destes com os demais da América do Norte, Europa, África e Ásia¿, disse Murilo.

A mesa da cerimônia também foi composta pelo presidente da ACI, James Cherry; presidente da ACI-LAC, Miguel Southwell; diretora geral da ACI, Angela Gittens; diretor da ACI-LAC, Eduardo Flores; secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, Tenente Brigadeiro-do-Ar Jorge Godinho, diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea),Tenente Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, e comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Arnon Lima Barbosa.

O presidente da ACI-LAC, Miguel Southwell., destacou que os aeroportos são agentes econômicos porque dinamizam a economia dos países. ¿É muito importante que os aeroportos operem com segurança e eficiência, e é muito importante para o Brasil ser membro da ACI, afirmou Southwell. Na opinião dele, a Bahia foi uma excelente escolha para sede da XVIII Assembléia pela hospitalidade e cortesia do seu povo.

Para Eduardo Flores, a participação da Infraero foi de fundamental importância para a realização e sucesso da XVIII Assembléia da ACI-LAC. O encontro teve o objetivo de discutir assuntos operacionais referentes ao sistema aeroportuário, tais como segurança, meio ambiente e capacitação, além de questões administrativas e políticas. Os cerca de 300 participantes representam 200 aeroportos de 35 países, de regiões como Norte da América, América Latina e Caribe, Europa, África, Ásia e Pacífico.

Assessoria de Imprensa Infraero


Nenhum comentário:

Postar um comentário