A aviação em Cuiabá começa em 1939, com a inauguração do aeródromo, onde hoje é a Vila Militar, em Cuiabá. Em 1942 é criado em Cuiabá o distrito de obras do Ministério da Aeronáutica, e um novo aeroporto é planejado. Várzea Grande é escolhida para sediar esse novo aeroporto, por possuir condições de operabilidade melhores que as da capital.
Em 1949 o terreno do aeroporto é doado pelo governo estadual ao Ministério, e a pista de pousos é inaugurada em 1956. O terminal de passageiros funciona precariamente na sede do canteiro de obras até 1964, quando o novo terminal é construído. Em fevereiro de 1975, a INFRAERO assumiu a administração do aeroporto e deu início à execução de várias obras para atender as necessidades do complexo aeroportuário.
A partir de 1996, o Aeroporto Marechal Rondon se tornou internacional. Nos últimos anos, o movimento aéreo cresce mais que a capacidade de operação do aeroporto. Um novo terminal começa a ser construído em 2000, e obras de modernização no pátio de aeronaves e na pista de pouso são feitas. Em 2005, são mais de 880 mil passageiros que passam pelo terminal, enquanto que a capacidade prevista era de 580 mil.
Em 30 de Junho de 2006, é inaugurado o novo terminal, aumentando a capacidade para um milhão de passageiros por ano. Entretanto, as obras não acabaram. O antigo terminal será demolido e, no local, será feita a ampliação do novo complexo. Essa ampliação é necessária, uma vez que é esperado que o aeroporto atinja a capacidade máxima prevista ainda em 2006, com um crescimento de 10% no movimento em relação a 2005.
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