quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DIA 20 DE OUTUBRO - Dia dos Controladores de Tráfego Aéreo


Neste dia 20 de outubro, não podíamos esquecer a data consagrada ao Controlador de Tráfego Aéreo, pois ela lembra e reconhece a importância desse profissional que realiza, juntamente com os pilotos, diuturnamente, a atividade integradora de voar.

Capacidade de concentração, agilidade de pensamento e noção espacial apurada, aliadas à capacidade de trabalhar em equipe, são suas principais ferramentas de trabalho, o qual consiste, fundamentalmente, em garantir a segurança, a eficiência e o fluxo ordenado de todas as aeronaves através do espaço aéreo.

A paixão por aquilo que faz é, contudo, o fator mais importante. É esse sentimento que vai motivá-lo a executar as suas atividades, com as peculiaridades inerentes a cada uma, com grande desprendimento, até mesmo de parte de sua vida familiar, para cumprir suas tarefas com o mais pleno êxito. E é justamente este comprometimento contínuo e silencioso e a colaboração estreita com profissionais de outras áreas, para garantir eficiência no movimento das aeronaves em terra e no ar, que proporcionam aos aeronavegantes a certeza de que poderão alçar seus voos e alcançar seus destinos com segurança.

Paradoxalmente, a sofisticação da aviação civil, o aumento da velocidade e da quantidade de passageiros por aeronave, as tecnologias de automação, entre outros avanços, potencializaram tanto a segurança quanto os riscos. Para fazer face às necessidades de evolução da tecnologia voltada ao transporte aéreo do mundo globalizado, a atividade de controle de tráfego aéreo e seus sistemas devem estar em permanente estado de atualização e revitalização.

Profissionais de Tráfego Aéreo, vocês fazem parte da espinha dorsal do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), e a Infraero espera que todos continuem trabalhando com orgulho e dedicação, mostrando, mais uma vez, à sociedade brasileira e ao mundo a nossa capacidade de garantir a segurança do nosso espaço aéreo.

Tenham a certeza de que vossa dedicação e esforços não passarão despercebidos e todos os brasileiros esclarecidos saberão prestigiar e reconhecer vosso trabalho.

Parabéns e pleno sucesso em vossas vidas profissionais e junto aos vossos familiares.


JOÃO JORDÃO
Diretor de Operações da INFRAERO

Parabéns aos controladores de tráfego aéreo do SBCY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário